“Projeto Sons no SUS” leva música e alegria para a USF Oswaldo de Souza

Saúde
30/09/2014 17h22

Com muita musicalidade, alegria e descontração, os usuários e profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza receberam carinhosamente os integrantes do "Projeto Sons no SUS", que faz parte no Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Saúde de Aracaju. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 30, e teve o objetivo de levar a musicalidade aos usuários da unidade para trazer a alegria e melhorar o ambiente da saúde.

De acordo com o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, o "Sons no SUS" é uma intervenção melódica que estabelece uma comunicação entre os trabalhadores, os familiares e os usuários do SUS em Aracaju. "Nós levamos a música para todos os ambientes da saúde, tanto nos hospitais, como nas Unidades de Saúde e nos Centro de Especialidades. A ação de hoje foi bem interessante, pois conseguimos atingir um grande público, que são os idosos atendidos na unidade", afirma o coordenador.

Para Madeleine Sobral, assistente social da unidade, convidar o "Sons no SUS" foi essencial para animar o ambiente e alegrar principalmente os idosos. "O Dia do Idoso é comemorado amanhã, 1º outubro, mas hoje já realizamos atividades e palestras para celebrar a importância desse dia. Com o grupo musical percebemos quanto os idosos ficaram felizes, pois o "Sons no SUS" leva a alegria por onde passa, afinal, ele consegue trazer o sorriso para os idosos e o sorriso é algo bom para a saúde", explica.

Segundo a usuária, Lenita dos Santos, 69 anos, celebrar o Dia do Idoso com música e descontração é muito importante. "A gente se alegra e isso nos transforma. Foi excelente, pois eu gosto muito de música e esse grupo não poderia ter deixado de vir, eles já vieram outras vezes e nós gostamos muito do trabalho que eles realizaram", diz.

O Nuprin é um grupo multiprofissional formado por integrantes de diversas áreas:  Arte educação,  agente comunitário de saúde,  musicista e artista plástico. Lembrando que os instrumentos musicais do grupo são compostos por violão, pandeiro, tambor, violino, quatro vozes suaves, músicas animadas e o poder da comunicação universal: o som.